Uma das tradições religiosas desta terra, é a Festa em honra do Senhor Jesus dos Passos. A origem da devoção e a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, vêm já antes do grande terramoto de 1 de Novembro de 1755. Depois da reedificação da Vila de Lagoa, o Arcebispo Bispo do Reino do Algarve Dom Lourenço de Santa Maria, fundou na "CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PÉ DA CRUZ" (esta não destruída pelo terramoto) a «CONFRARIA DO SENHOR JESUS DOS PASSOS DE LAGOA» no ano de 1780 (1).
Um pequeno estrato da Provisão da criação da extinta «Confraria dos Passos», que passo a transcrever:
«Dom Sr. Lourenço de Santa Maria pornunce de Deos, e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Bispo desde Bispado do Reino do Algarve e do Concelho de Sua Majestade Fidellipsima.
«...Fazemos saber em como por Sua pedição por escrito nos enviarão a dizer os Muradores Nobreza e Povo da Villa da Lagoa desde nosso Bispado, que na Capella ali fundada da Invocação de Nª Senhora do Pé da Cruz se achava collocada da prezente a Imagem do nosso Redentor com a invocação do Senhor Jesus dos Papsos, em cuja devoção, e o culto se empregarão com zello os fieis de há muitos annos acptaparte Solennizando as Suas festividades acusta das esmollas, e que apsim para maior aumento do Culto e Veneração devida a Deos e Nº Senº como para afervorizada devoção dos fieis...»
Sem comentários:
Enviar um comentário