quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Novo tracjeto da Procissão dos Passos

    A partir dos fins dos anos 70  (1970), com a modernização e o crescimento de Lagoa, a Procissão dos Passos, começou a passar por outras ruas: Matriz, Rua Almeida Garrett, Rua Dr. Pinto, Rua e Largo Alves Roçadas, Largo da Misericórdia, Rua Coronel Figueiredo, Rua João B. Castelo Branco, Rua Dr. Júdice (Largo da Carlota), Rua do Cirurgião, Rua Machado Santos, Rua do Pé da Cruz (edifício da antiga Câmara Municipal de Lagoa - extinta «Capela de Nossa Senhora do Pé da Cruz») e Matriz.





Procissão dos Passos até aos anos 70


   A Procissão do Senhor dos Passos, continuou a passar pelas seguintes ruas até ao fins dos anos 70 (1970): Rua Teófilo Braga, Rua 25 de Abril, Rua Eça de Queiroz, Rua Dr. Júdice (Largo da Carlota), Rua do Cirurgião, Rua Luís de Camões (Rua do Clube), Rua Alexandre Herculano, Rua Almeida Garrett e Matriz.












terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sermão do "Encontro"

   O Sermão do "Encontro" da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, era feito num prédio em frente à Misericórdia, depois passou para o prédio de Dona Aurora Pereira, depois para o antigo Hospital da Misericórdia (edifício do Senhor Doutor Aurélio Marcos Cató). Atualmente é feito à porta da Igreja da Misericórdia.


O " Encontro" Largo da Misericórdia 1986
O "Encontro" Largo da Misericórdia 1986


(Grupo Coral Regina Virginum de Carvoeiro) Largo da Misericórdia 1986 

Antigo trajeto da Procissão dos Passos



   De 1880 até aos princípios dos anos 70 (1970), o trajecto da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, era outro: Matriz, passava pela Rua Hintze Ribeiro, Rua do Convento de São José, Rua Gago Coutinho, Rua Sacadura Cabral e Rua João de Deus, para o "Encontro" no Largo da Igreja da Misericórdia.




    









  

domingo, 20 de janeiro de 2013

Paços = Via-sacra

   Estão espalhados pelas ruas da cidade de Lagoa, três dos cinco Paços (capelinhas) da Via-sacra, da extinta «Confraria dos Passos». Capelinhas ou Paços, conta já com mais de 233 anos. Não foram destruídos pelo terramoto de 1755. Eram cinco, dois deles foram demolidos  para abrir e largar as ruas onde situavam   Em 1780, os Paços foram restaurados pela extinta «Confraria» e em 1855, os retábulos dos Paços foram feitos de novo, pelo mestre pintor Mariano da Paz Molina. Estes Paços, estavam fechados durante o resto do ano, só abria-se no dia da Procissão dos Passos, na quinta-feira santa e na sexta-feira santa. O saudoso Prior António Martins de Oliveira, nos princípios dos anos 70 (1970), mandou restaurar o três Paços - Capelinhas - Via-sacra. O ditos Paços, deste modo, ficaram visíveis a toda a comunidade e visitantes. São o testemunho deixado pelos nossos antepassados. A paróquia e a autarquia têm conservado estes monumentos históricos.                                                                                            






Antigo retábulo dos Paços - Via-sacra pública
                                                             

Paço  restaurado
Prior António Martins de Oliveira

                                                         
                           

Capela do Senhor dos Passos


   A extinta «Confraria do Senhor dos Passos», depois da venda da «Capela de Nª Senhora do Pé da Cruz», em 1824, mandou construir a Capela do Senhor Jesus dos Passos na Matriz de Nª Senhora da Luz, que custou a quantia de «800 mil Reis». A partir dessa data, o serviço da  extinta «Confraria dos Passos» e a Procissão começou a ser feita na Matriz de Lagoa. A extinta «Confraria do Senhor Jesus dos Passos» foi extinta, nos princípios dos anos 1900. A Procissão em honra do Senhor Jesus dos Passos, continua a ser feita até aos nossos dias.


Desenho da Capela dos Passos de 1824
Capela dos Passos restaurada em 1975 / 75
              












          
                     
                                                                    

Procissão dos Passos - 1780 a 1824





   A extinta «Confraria dos Passos», e a tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos manteve-se de 1780 até 1824 na extinta «Capela de Nª Senhora do Pé da Cruz». A partir dessa data, o pequeno templo, foi desactivado e vendido à autarquia de Lagoa.

                   

Tradicional Festa dos Passos


 Uma das tradições religiosas desta terra, é a Festa em honra do Senhor Jesus dos Passos. A origem da devoção e a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, vêm já antes do grande terramoto de 1 de Novembro de 1755. Depois da reedificação da Vila de Lagoa, o  Arcebispo Bispo do Reino do Algarve Dom Lourenço de Santa Maria, fundou na "CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PÉ DA CRUZ" (esta não destruída pelo terramoto) a «CONFRARIA DO SENHOR JESUS DOS PASSOS DE LAGOA» no ano de 1780 (1). 



 Um pequeno estrato da Provisão da criação da extinta «Confraria dos Passos», que passo a transcrever:






   «Dom Sr. Lourenço de Santa Maria pornunce de Deos, e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Bispo desde Bispado do Reino do Algarve e do Concelho de Sua Majestade Fidellipsima.
«...Fazemos saber em como por Sua pedição por escrito nos enviarão a dizer os Muradores Nobreza e Povo da Villa da Lagoa desde nosso Bispado, que na Capella ali fundada da Invocação de Nª Senhora do Pé da Cruz se achava collocada da prezente a Imagem do nosso Redentor com a invocação do Senhor Jesus dos Papsos, em cuja devoção, e o culto se empregarão com zello os fieis de há muitos annos acptaparte Solennizando as Suas festividades acusta das esmollas, e que apsim para maior aumento do Culto e Veneração devida a Deos e Nº Senº como para afervorizada devoção dos fieis...»

LAGOA ALGARVE


Lagoa  - Festas, Tradições e a Sua Gente, é um blogue dedicado a LAGOA no Algarve. Contém as suas festas religiosas, tradições populares, a simplicidade da gente lagoense e a herança dos nossos antepassados, que fizeram esta bonita terra algarvia.